Marketing Da Notícia Educação

Programa ECOA Estimula Educação Inovadora Em Escolas Públicas

Programa ECOA Estimula Educação Inovadora Em escolas Públicas – O Instituto Alcoa e a  Evoluir ( http://www.evoluircultural.com.br/) desenvolveram em 2017, em parceria com as secretarias municipais de educação, o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, em escolas públicas de três municípios: Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e São Luís (MA). O programa tem como objetivo promover a aprendizagem baseada em projetos e o protagonismo das crianças através do aprofundamento das relações interpessoais, da educação para a sustentabilidade e de aprendizagens significativas contextualizadas aos desafios locais .

“O ECOA oferece a formação de educadores e gestores, acompanhamento pedagógico e incita uma mudança cultural nas redes públicas”, comenta Bárbara Dias, Coordenadora do ECOA pela Evoluir. “O programa já envolveu mais de 20 mil estudantes desde 2014, que criaram e colocaram em prática centenas de projetos sustentáveis em suas escolas municipais e comunidades”.

Para o Presidente do Instituto Alcoa, Otavio Carvalheira, “o Programa ECOA, por meio de suas práticas inovadoras, permite que os alunos e educadores tornem-se protagonistas das mudanças que a sociedade necessita. Promove a mudança de hábitos e atitudes, estimula o desenvolvimento socioambiental e deixa um legado de sustentabilidade nas comunidades.”

Ao longo do ano, as crianças e a comunidade escolar trabalham em grupos de forma cooperativa, realizam um diagnóstico participativo das suas escolas e comunidades e, em parceria com os atores sociais de sua região e equipe do ECOA, planejam e realizam projetos de intervenção socioambiental que trazem melhorias para toda a escola. Entre as ações realizadas dentro dos projetos criados pelas crianças e comunidades escolares estão a revitalização de fachadas e áreas verdes, criação de espaços de leitura e lazer, limpeza de área de manguezais, entre outras. No processo, além de aprender os conteúdos curriculares de forma aplicada à sua realidade, as crianças desenvolvem habilidades socioemocionais como cooperação, liderança, comunicação, relacionamento, consciência social e protagonismo.

“O maior legado do ECOA foi trazer a reflexão sobre nossas responsabilidades individuais e coletivas para a comunidade e o planeta. Eu quero contribuir para melhorar a comunidade e o meio ambiente”, diz Anna Clara, estudante beneficiada pelo programa.

“O programa ECOA tem transformado vidas! Suas ações permitem que nossas crianças sejam protagonistas, tenham voz e vez, e o mais importante: tenham uma aprendizagem significativa”, comenta Helena Paula, professora da Escola Zebina Eugênia em São Luís (MA).

Sobre o Programa ECOA

O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e a Evoluir. O Programa tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Desde 2014, o programa beneficiou mais de 43 mil alunos e mais de 450 professores foram certificados pelo curso de formação.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.

Publicidade

Pular para a barra de ferramentas